Abastecimento de água

 

A água de abastecimento público do concelho de Tavira é, em grande parte, fornecida pela empresa Águas do Algarve, S.A.. A água é captada nas barragens de Beliche e Odeleite e tratada na Estação de Tratamento de Água de Tavira.

Após o tratamento, é fornecida aos reservatórios municipais de Perogil, Boavista, Cumeada, Santo Estêvão, Malhão, Fonte do Bispo, Cruz do Areal e Parque Industrial, e distribuída ao consumidor final pela empresa municipal Taviraverde.

Nos locais onde a maior distância ou isolamento não permite a ligação a este sistema de abastecimento, são as captações subterrâneas que garantem o fornecimento. Estas captações são sujeitas a desinfeção com cloro e, quando se justifica, é também efetuado tratamento por filtração, para remoção de ferro e manganês em excesso.

 

 

Zonas servidas por rede pública de abastecimento

Nas áreas abrangidas pelas redes de distribuição de água, os proprietários dos prédios são obrigados a instalar as canalizações domiciliárias e a requerer a ligação do ramal à rede.

 

Informação disponível:

Qualidade da água
Estação de tratamento de água  de Tavira 

 

Licenciamento de captação de águas subterrâneas 

As atividades que tenham um impacte significativo no estado das águas só podem ser desenvolvidas desde que ao abrigo de um título de utilização emitido nos termos e condições previstos na Lei da Água (Lei n.º 58/2005, de 29 de dezembro) e no Regime de Utilizações dos Recursos Hídricos (Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de maio).

Para informação detalhada aceda aqui

 

Ligações úteis

Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M.
Águas do Algarve, SA
Agência Portuguesa do Ambiente

 

Tags: