Banco de Voluntariado de Tavira

O Banco de Voluntariado de Tavira (BVT) é dinamizado pelo Município de Tavira e consiste numa estrutura de articulação entre cidadãos (que procuram oportunidades de voluntariado) e organizações promotoras de voluntariado (que divulgam o seu interesse no acolhimento de voluntários e disponibilizam informações sobre as áreas em que o fazem).

O Município de Tavira procedeu à reestruturação do Banco de Voluntariado de Tavira, no sentido da sua adaptação à realidade territorial local, bem como a definição dos seus eixos estratégicos, metodologias de trabalho e fluxogramas de intervenção, tendo em vista facilitar procedimentos e reaproximar os munícipes do exercício do voluntariado, valorizando assim esta nobre atividade.

Objetivo

O BVT tem como objetivo promover e dinamizar a prática de um voluntariado sólido, qualificado e reconhecido socialmente.

Candidatos/as

O exercício do voluntariado, com caráter regular e prestação responsável, confere ao/à voluntário/a os direitos previstos no artigo 9.º da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro.

A prática de voluntariado por jovens menores de 18 anos depende de uma avaliação prévia da intenção de candidatura por parte da Comissão Coordenadora do BVT e a autorização do/a responsável legal.

Entidades

As entidades interessadas em divulgar oportunidades de voluntariado poderão aderir ao BVT.

A adesão pressupõe a concordância com os termos e a reunião das condições de utilização do BVT.

Oportunidades de Voluntariado

Município de Tavira_Projeto “Participar, Conhecer e Valorizar”

O Banco de Voluntariado do Município de Tavira vai desenvolver o Projeto “Participar, Conhecer e Valorizar", que conta com diferentes oportunidades de voluntariado a realizar nos serviços municipais, encontrando-se abertas as inscrições.

Os/as interessados/as poderão obter mais informações presencialmente na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, ou ainda via e-mail (banco.voluntariado@cm-tavira.pt) ou telefone (281 320 585).

Se pretende inscrever-se no Banco de Voluntariado deverá preencher a Ficha de Pré-inscrição de Candidato a Voluntario e remete-la ao Banco de Voluntariado, no sentido de ser encaminhado para entrevista.

Para manifestar interesse na participação numa Oportunidade de Voluntariado especifica, os candidatos deverão preencher a Ficha de Pré-inscrição na Oportudidade de Voluntariado disponibilizada pelo Município.

Oportunidades de Voluntariado do Municipio Ativas:

Id: BVT-2018.03.2.1. | DCPM- Laboratório de Conservação e Restauro

Id: BVT-2018.03.3.1. | DCPM- Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

Id: BVT_2018.01.1.2 | Plano de Ação de Juventude de Tavira

Id: BVT_2018.02.1.1 | DADED - Remoção de espécies invasoras (chorão, acácias)

Id: BVT_2018.02.1.2 | DADED_Ações de plantação

Id: BVT_2018.02.1.3  | DADED - Ações de limpeza

Id: BVT_2018.03.1.1.| DCPM-abertura e vigilância dos edifícios

Id: BVT_2018.03.1.3. | DCPM - Abertura de igrejas

Contactos

Morada: Biblioteca Álvaro de Campos, rua da Comunidade Lusíada, 21 | 8800-397 Tavira

Telefone: 281 320 585