Manutenção e gestão dos espaços verdes públicos

Os espaços verdes públicos são, cada vez mais, assumidos como elementos essenciais à qualidade de vida nas cidades.

A vegetação arbórea nas vias públicas atua no conforto e bem-estar das populações, uma vez que proporciona sombra, contribui para a redução da poluição atmosférica, para a diminuição da poluição sonora, bem como para a melhoria estética das cidades.

Compete ao município assegurar a manutenção dos espaços verdes públicos existentes no concelho, serviço que é garantido pela empresa municipal Taviraverde no âmbito do contrato de gestão celebrado entre as duas entidades.

Atualmente, a Câmara Municipal de Tavira é responsável pela manutenção de uma área total de 149.598,33 m2 de áreas ajardinadas e 5.372 m2  árvores em caldeira.

Respeite os espaços verdes… Eles são de todos nós!

Usufrua dos locais com civismo:

• Não colha ou danifique plantas dos espaços verdes;
  • Não abandone o lixo nos jardins ou em outros espaços públicos. Coloque-o nos recipientes apropriados;
  • Contribua para a preservação dos equipamentos públicos existentes nos parques e jardins;
  • Não faça lume. Este é permitido, apenas, nos locais destinados a esse fim;
  • Tenha atenção à sinalética. Só nalguns destes espaços é permitido levar animais;
  • Recolha os dejetos do seu cão. Lembre-se que as crianças, também, usufruem do espaço.

Contribua para um bom ambiente!

Saiba mais:

Postura municipal de espaços verdes
Identificação dos espaços verdes cuja manutenção é feita pela Taviraverde, E.M.;
Jardins históricos da cidade;
Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M.