Centro de recolha

 

Canil e Gatil Municipal
Morada: rua Chefe António Afonso, 11 | 8800 Tavira
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 14H00 às 15H00
Telefone: 281 320 506 
Correio eletrónico: canilmunicipal@cm-tavira.pt 

O Canil e Gatil Municipal de Tavira é um espaço da responsabilidade do Município de Tavira que tem como finalidade a recolha e o alojamento de animais de companhia que se encontrem vadios, errantes ou abandonados na via pública. Não pode funcionar como local de reprodução, venda, hospedagem ou prestação de serviços clínicos não oficiais.

 

Animais perdidos

A "FindMyPet - Ponto de Encontro de Animais Perdidos", é uma plataforma online, desenvolvida pela Ordem dos Médicos Veterinários, que permite encontrar animais de companhia, nomeadamente Cães e Gatos, que tenham desaparecido.

Para mais informações consulte FindMyPet - Ponto de Encontro de Animais Perdidos.

Cartaz - Perdi ou encontrei um animal, o que fazer?

 

BASES DE DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


SICAFE – Sistema de Identificação de Caninos e Felinos

O SICAFE é uma base de dados nacional na qual é coligida a informação relativa ao animal e ao detentor constante das fichas de registo que forem aplicadas pelos médicos veterinários municipais ou por todos os animais que são registados nas juntas de freguesia.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) é a entidade coordenadora da base de dados nacional. A esta base de dados podem ter acesso as entidades credenciadas pela DGAV, nomeadamente, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Direções Regionais de Agricultura e Forças de Segurança.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira

Contactos
Telefone: 213 239 736 / 749
Fax: 213 239 644
Correio eletrónico: sicafe@dgav.pt

 

SIRA – Sistema de Identificação e Recuperação Animal

O SIRA foi criado em 1992 pelo Sindicato dos Médicos Veterinários, tendo por missão a salvaguarda da Saúde Pública, da Saúde Animal e da defesa dos animais e terceiros

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 10h00 às 16h00 e das 14h00 às 18h00

Contactos
Telefone: 213 257 812
Fax: 213 465 929
Correio eletrónico: geral@sira.com.pt

 

Animais para adoção

Quando não seja possível conhecer a identidade dos animais capturados/ recolhidos na via pública, e após exame médico veterinário, procede-se à sua cedência, quer a particulares, quer a entidades públicas ou privadas que demonstrem possuir os meios necessários à sua detenção, sempre sob termo de responsabilidade e identificação eletrónica.

Não deve o Canil e Gatil Municipal receber os animais que os detentores não os possam manter consigo. Sugerimos o conctato com associações de proteção aos animais para que estas os possam receber e acolher devidamente. Lembramos que, nos termos do artigo 6.º-A do Decreto-lei n.º 315/2003, de 17 de Dezembro, considera-se abandono de animais de companhia a não prestação de cuidados no alojamento, bem como a remoção efetuada pelos seus detentores para fora do domicílio ou dos locais onde costumam ser mantidos, com vista a por termo à sua detenção, sem que procedam à sua transmissão para a guarda e responsabilidade de outra pessoa ou entidade.

Para saber os animais que temos para adoção, visite-nos na rede social Facebook.

 

Campanhas

Abandono

O Decreto-Lei n.º 315/2003, de 17 de Dezembro, determina que abandono animal é punível por lei.

O abandono de animais de companhia constitui uma violação grave dos Direitos do Animal. Os cães e gatos não são objetos descartáveis ou mobília, nem podem ser esquecidos. Quando um animal é abandonado fica sujeito a inúmeros perigos, tais como: atropelamento, desnutrição, maus tratos, envenenamento, doença, morte prematura, entre outros.

Não abandone o seu animal de companhia nas férias! Procure locais que aceitem a permanência temporária de animais de companhia, fale com amigos, familiares ou vizinhos para o alojarem temporariamente, procure campanhas de intercâmbio, associações de defesa animal, serviços de apoio domiciliário ou deixe-o em casa, sempre ao cuidado de amigos ou familiares.

Para ver folheto clique aqui 

 

Adoção

Um animal de companhia é um compromisso a longo prazo!

A adoção de um animal de companhia apenas implica o pagamento da taxa de identificação eletrónica e de vacinação antirrábica.

Para melhor decisão venha conhecer pessoalmente os animais alojados no Canil e Gatil Municipal de Tavira ou visite a nossa página do facebook.

A adoção deve ser um ato planeado, consciente e responsável. Antes de adotar um animal de companhia deverá ter em atenção o seguinte:

  1. Um animal não é um objeto;
  2. Os animais têm características comportamentais próprias;
  3. Deve ter tempo e disponibilidade para dar atenção, afeto, para além do fornecimento de alimentos e água;
  4. Deve sempre garantir as boas condições de higiene;
  5. Deve protege-lo do frio, chuva ou calor excessivo;
  6. Deve zelar para que não provoque incómodo na vizinhança;
  7. Deve garantir os cuidados de saúde necessários para o seu bem-estar (vacinação, desparasitação, controlo reprodutivo, assistência médico-veterinária).

 

Eco-Cão

Dejetos do meu cão? Tenho um saco sempre à mão!

A limpeza dos dejetos do seu animal na via pública é uma obrigação fundamental inerente à sua posse e circulação. A qualidade de vida dos cidadãos depende, também, da qualidade do ambiente que passa pela limpeza da via pública. Os passeios e espaços verdes não podem ser a casa de banho do seu cão!

Os dejetos dos cães, quando deixados nos espaços públicos colocam em risco a saúde pública, sendo responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças (hidatidose, toxocarose, etc.). Algumas doenças podem até mesmo ser fatais, mas muitos proprietários continuam a ignorar a gravidade deste problema de saúde pública, continuando a deixar os seus animais defecar livremente nos espaços públi­cos, sem posteriormente remover os seus dejetos.

Existem na via pública alguns dispensadores de sacos que se encontram à disposição de todos. Utilize os sacos que se encontram nos dispensadores e de seguida coloque-os no contentor do lixo.

Colabore connosco! Ajude-nos a melhorar a qualidade dos espaços verdes no concelho!

Para ver folheto clique aqui

 

Esterilização

A esterilização é um ato responsável: para além de evitar ninhadas indesejadas é benéfica para a saúde dos animais e previne o abandono animal!

Porquê esterilizar?

A população de cães e gatos de rua cresce de forma descontrolada diariamente. Este aumento é consequência do abandono, de ninhadas de animais que vivem na rua e de companhia que são depois abandonadas.

A esterilização previne este flagelo e contribui para um melhor bem-estar e saúde dos animais! 

 

 

Campanha de captura-esterilização

Os gatos são animais que gostam e precisam de deambular ao ar livre. Em todos os espaços urbanos existem numerosas colónias de gatos errantes que provocam incómodo e insalubridade. A captura dos gatos e o extermínio de colónias inteiras através da sua occisão não são a maneira mais eficaz de lidar com o excesso de gatos vadios, pois não tem qualquer efeito na origem do problema: o excesso de produção de animais. Considera-se que a captura de gatos com armadilhas, para que estes sejam esterilizados, é o primeiro passo para controlar de forma ética e eficaz a população de uma colónia de gatos.

O Município de Tavira realizou durante o ano de 2011 e início de 2012 a esterilização de gatos de colónias referenciadas na cidade de Tavira e sedes de freguesia, tendo para tal contado com a colaboração de voluntários e das juntas de freguesia de Santiago, Conceição e Luz para a captura dos animais.

Relembramos que os canis e gatis municipais não podem funcionar como locais de prestação de serviços clínicos não oficiais, pelo que a esterilização de animais de companhia de pessoas particulares não pode ser aí realizada.

 

 

Para ver folheto DGV clique aqui

 

 

 



Saiba mais:

Formulários disponíveis no Balcão Virtual

 

Tags: