Atividades regulares

 

A biblioteca, como centro de vida social e cultural, deve orientar a sua atividade em torno da promoção de diferentes conteúdos culturais de forma continuada, atribuindo à leitura e à sua promoção o papel central.

As competências da leitura e da escrita, aliadas ao desenvolvimento cognitivo, contribuem para a formação de cidadãos autónomos, críticos e participativos, e assumem um papel fundamental no planeamento de atividades culturais e pedagógicas.

O plano de atividades da biblioteca é estabelecido com vista a responder às necessidades dos mais diversos públicos, sejam eles residentes ou visitantes, nacionais ou estrangeiros, de diferentes faixas etárias e situações sociais.

Através de atividades pontuais e de uma programação regular, a biblioteca consolida a sua presença perante a comunidade, atraindo, formando e fidelizando públicos.

 

Atividades regulares

Hora do Conto [marcação prévia]

Quero crescer a ler….
Na educação pré-escolar, as histórias são um instrumento lúdico e pedagógico fundamental ao desenvolvimento integral da criança (cognitivo, emocional, comportamental, social).

As histórias selecionadas apelam tanto ao imaginário como às vivências das crianças nos contextos familiar, escolar e comunitário, permitindo-lhes aumentar o seu vocabulário, valorizar as suas experiências individuais e coletivas e incentivar à construção do “ser leitor”, ainda que não tenham acedido, formalmente, ao ensino da leitura e da escrita.

Público: 3 - 6 anos
Horário: as sessões e os horários serão definidos conforme a disponibilidade do serviço e dos grupos
Duração: 1 hora

 

Oficinas Literárias [marcação prévia]

Ler, crescer e aprender…
Projeto assente, sobretudo, na promoção da leitura literária, privilegiando o livro enquanto suporte informativo e lúdico. Através da interação leitor-texto literário pretende-se desenvolver a compreensão (do texto, do meio envolvente, de si próprio e dos outros), potenciando uma maior capacidade de interpretação, recolha de informação e reflexão.

Neste projeto poder-se-á contar com a colaboração de algumas parcerias educativas e culturais do concelho de forma a potenciar o relacionamento interpessoal e a valorização do património imaterial transmitido por pessoas de diferentes gerações.

Público: 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário
N.º de participantes: 25 (máximo)
Horário: as sessões e os horários serão definidos conforme a disponibilidade do serviço e dos grupos
Duração: 1 hora a 1h30

 

Ao encontro da biblioteca... [marcação prévia, com 15 dias de antecedência]

Visita guiada ao espaço.

Público: alunos do 4.º ao 12.º ano, estudantes universitários e outros grupos com interesse na área
Horário: quarta-feira: 10h00 | sexta-feira: 14h00
Duração: cerca de 1h30

 

Tags: