Promoção de leitura

A biblioteca, como centro de vida social e cultural, deverá orientar as suas atividades em torno da promoção de diferentes conteúdos culturais de forma continuada. Contudo a Leitura e a sua promoção, assumem um papel central.

A Informação é uma das riquezas marcantes no mundo atual, e a ferramenta básica para a compreensão de qualquer informação é de facto, a Leitura.

 

Partindo do princípio que as competências de leitura e da escrita, aliadas ao desenvolvimento cognitivo contribuem para a existência de cidadãos autónomos, críticos e participativos, estas assumem um papel fundamental no planeamento de atividades culturais e pedagógicas.

 

A mediação da leitura, o debate de ideias, torna-se importante para que livros não sejam um património cultural morto e desadequado à comunidade.

 

A BMAC promove uma programação específica e uma programação continuada.

Com a primeira pretende-se servir mais diretamente os diversos públicos do concelho, sejam eles visitantes ou residentes, nacionais ou estrangeiros, de diferentes faixas etárias e situações sociais.

Com a segunda, pretende-se apresentar uma oferta regular de atividades de forma a consolidar a presença da Biblioteca perante a comunidade, atraindo, formando e fidelizando públicos e criando espaços de debate, bem como investir na vertente pedagógica, criando e desenvolvendo práticas e atividades de promoção do livro infanto-juvenil, envolvendo as escolas e as famílias.

Tags: