Atividades

 

 

21 - 11 - 2017

Formação a Unidade Hoteleira


O corpo de Bombeiros Municipais de Tavira desenvolveu em conjunto com uma unidade hoteleira do concelho de Tavira e uma empresa de venda de combustível, 4 ações de formação, duas de Segurança Contra Incêndios e duas de Técnicas de Socorrismo.

As formações de Técnicas de Socorrismo abordaram temas inerentes ao Sistema Integrado de Emergência Médica e Suporte Báscio de Vida no algoritmo para adultos. A formação de Combate a Incêndios teve como objetivo transmitir informação e preparar os colaboradores para uma resposta pronta e eficaz a situações de emergência.

Foram abordados os enquadramentos legislativos de Segurança Contra Incêndios em Edificios, medidas de auto proteção, planos de prevenção, organizaçã de segurança, evacuaçãp de emergência, combate a incêndio e ainda táticas e estratégias de segurança pessoal e salvamentos. Foram desenvolvidos junto do grupo ações de fogo realque envolveram incêndios em cozinhas, fugas de gás, incêndios na rede de gás, utilização de agentes extintores e simulação de evacuações de emergência.






13 - 08 - 2017

Utra Trilhos Rocha da Pena

O corpo de Bombeiros Municipais de Tavira está a participar hoje, 13 de agosto, no UTRP 2017, que decorre em Loulé.

Esta equipa também formada por elementos do CBS Faro e CBM Loulé, que se designa por "Bombeiros Profissionais do Algarve", vão participar na prova dos 16 km com o equipamento de proteção indívidual para espaços naturais (EPI Florestal).

Boa prova aos participantes.





06 - 06 - 2017

Recruta na carreira de Bombeiro Municipal

O corpo de Bombeiros Municipais de Tavira em conjunto com os corpos de Bombeiros Municipais de Loulé, Olhão e Sapadores de Faro, iniciaram esta segunda feira um projeto pioneiro em Portugal, congregando esforços na realização de uma recruta conjunta para formação de Bombeiros Municipais com o objetivo de ver aumentado e renovado o seu efetivo.

A formação de 34 bombeiros recrutas irá decorrer até final do ano, com uma duração de 995 horas e sob a responsabilidade da Escola Nacional de Bombeiros. Ao ser realizada no Algarve e com formadores dos corpos de Bombeiros envolvidos, permitirá aos municípios reduzir os custos da formação.

A sessão oficial de abertura do curso decorreu esta terça feira, dia 6 de junho, na Escola Secundária de loulé, com a assinatura do protocolo entre as entidades e contou com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Tavira, Loulé, Faro e Olhão e também com o presidente da Escola Nacional de Bombeiros.



  




26 - 05 - 2017

Ação de formação de Segurança e Combate a Incêndios em Edificios (SCIE)

Decorreu hoje, 26 de maio, no auditório da escola secundária de Tavira, uma ação de formação sobre Segurança e Combate a Incêndios em Edifícios.

Esta iníciativa do Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira teve a duração de 3 horas e teve como orador o sr. Eng. António Varela da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) onde foram abordados vários temas como "medidas de autoproteção", "sistema automático de deteção de incêndios", "sistema automático de deteção de gás", "sistema de extinção automático", entre outros.

Para além de elementos do quadro ativo deste Corpo de Bombeiros, também se fizeram representar o Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro, Bombeiros Voluntários de Alcoutim e Bombeiros Voluntários de Faro.







26 - 04 - 2017

Ingresso na carreira de Bombeiro Municipal

Celebrou-se, hoje, dia 26 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de renovação da comissão de serviço do Comandante dos Bombeiros Municipais de Tavira, Miguel Silva,pelo período de cinco anos, após concurso público.

Nesta mesma data e na mesma cerimónia, o Corpo de Bombeiros Municipais recebeu a admissão de 9 estagiários para ingresso na carreira de Bombeiro Municipal.


  

 

 

 

 

01 - 04 - 2017

Formador de Operadores de Central

O corpo de Bombeiros Municipais de Tavira viram formado  através de um curso na Escola Nacional de Bombeiros um bombeiro municipal como Formador de Operadores de Central.

Esta ação de formação prende-se com a preocupação com as telecomunicação e recepção de informação, sendo uma prioridade e vista com uma atenção especial.






31 - 03 - 2017

Simulacro na Escola Dom Paio Peres Correia e Horta do Carmo

O Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira esteve envolvido na observação de um simulacro que decorreu hoje nas escolas de Ensino Básico Dom Paio Peres Correia e escola Horta do Carmo.

A simulação tratou-se de uma ocorrência de incêndio na escola Horta do Carmo, mas com acionamento na escola D. Paio Peres Correia devido a problemas envolventes e envolveu cerca de 900 pessoas, entre alunos e colaboradores docentes e não docentes.

Nesta simulação estiveram presentes também a Policia de Segurança Pública de Tavira, a delegação de Saúde e Câmara Municipal de Tavira.


 

 

30 - 03 - 2017

Formação em telecomunicações de emergência

Os operadores de central e dois bombeiros do Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, receberam a formação de telecomunicações de emergência, nos dias 20 a 27 de março, promovido pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

A formação de 35 horas decorreu nas instalações de apoio à Base de Helicópteros em Serviço Permanente (BHSP) em Loulé, e cujo objetivo consistiu em transmitir competências tecnico-operacionais no âmbito das telecomunicações de emergência, colocando os operadores de telecomunicações em contato com todos os conhecimentos necessários e adaptados à realidade regional.






12 - 03 - 2017

II Trail Cachopo Solidário

O Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, através de 10 dos seus elementos, está presente no II Trail Cachopo Solidário.

A prova desenvolve-se na freguesia de Cachopo e tem vários percursos cheios de dificuldade, como a prova de 15 km e de 30 km.


Resultados Finais:

Masculinos 23:

-> Ruben Jesus - 1º classificado

-> Bruno Ribeiro - 3º classificado


Masculinos 45:

-> Paulo Gonçalves - 1º classificado


Geral:

-> Paulo Gonçalves - 3º classificado

-> Equipa do CBM Tavira - 3º classificado







28 - 02 - 2017

Formação - Projeto "Prevenção no Risco"

O Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, em conjunto com a Escola Básica D. Manuel I, desenvolveram um projeto de formação em primeiros socorros intitulado de "Prevenção do Risco", tendo como objetivo principal a capacitação dos alunos para a aquisição de experiências de aprendizagem no sentido de ajudar a melhorar a sua saúde e a saber atuar em caso de emergência.

Neste projeto de modalidade teórico-prático, para além dos 18 professores, também estiveram envolvidos 166 alunos distribuídos por seis turmas de 9º ano e curso CEF num total de 5 horas por cada turma, onde foram abordados temas como o "Sistema Integrado de Emergência Média", "Cadeia de Sobrevivência", "Algoritmo de Suporte Básico de Vida", "Exame da Vítima" e "Emergências Médicas mais frequentes".








10 - 02 - 2017

Equipamentos disponíveis

O Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira dispões atualmente de agulhetas G-Force MultiForce.

Estas novas e modernas agulhetas de 25mm conseguem debitar 500 l/min, tendo 4 modos de trabalho, Pulsing, baixa pressão, automático e seleção de caudal. Vêm equipadas com proteção em borracha, galvanizada na ponteira da agulheta e amortecedor integrado no seu corpo que confere uma maior resistência. A válvula automática de pistão deslizante vem reduzir a turbulência e controla automaticamente o caudal, mantendo a qualidade do jato de àgua. Esta válvula também tem como função eliminar o golpe de Ariete na abertura e fecho da mesma.


 

 

 

 

 

 

30 - 01 - 2017

Aquisição de Equipamento

O Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira dispõe de uma nova moto - bomba para situações de emergência hídricas que se venham a registar e a necessitar da pronta intervenção dos Bombeiros Municipais.

Um novo e potente equipamento de sucção rebocável com capacidade de bombagem e escoamento de cerca de 100 mil litros/hora.

Para operacionalizar este novo equipamento volumoso todos os seus componentes de trabalho, composto por grupos de sucção semi-rígidos de 110mm, ralos, cabos, combustíveis, ferramentas e mangueiras flexíveis de grande débito, a autarquia adquiriu também um reboque rodoviário para tornar mais rápido e fácil a sua maneabilidade.

Este novo equipamento junta-se aos conjuntos de moto-bombas transportáveis, eletrobombas e outros tipos de equipamento para emergências e apoio ao serviço dos Bombeiros Municipais já existentes.



  

 

 

 


18 - 12 - 2016

IV Trail Urbano Entre Muralhas

O Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, fez-se representar hoje no IV Trail Urbano Entre Muralhas, na vila de Castro Marim.

Os 3 bombeiros municipias participaram na prova de 10 km com uma magnífica prestação.




 

15 - 12 - 2016

Ingresso na carreira de bombeiro voluntário

O corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, encontra-se a recrutar elementos para a carreira de Bombeiro voluntário.

A todos os cidadãos que reúnam os requisitos pretendidos e estejam interessados, devem fazer contato pelos meios disponibilizados.





27 - 11 - 2016

Colóquio sobre Incêndios Urbanos e Industriais

O corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, marcou presença, fazendo-se representar por 6 elementos do seu quadro ativo, num Colóquio organizado pelo Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro com a temática dos Incêndios Urbanos e Industriais, que se realizou na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Durante 7 horas foram abordados temas como a resposta do Algarve aos Incêndios Urbanos, as suas consequências sociais, intervenção em edificios de grande altura, Flashover e Backdraft, ventilação nos incêndios e a importancia da utilização das câmaras de imagem térmica. Foi tambem feito uma analogia do incêndio do Chiado com os dias de hoje, pelo Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa. Por fim, foi dado a conhecer aos presentes as perspetivas de formação na área de Incêndios Urbanos e Industriais e a aplicação das novas tecnologias aplicadas na formação em emergências.


22 - 11 - 2016

 

Aquisição de equipamentos

O corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, através do Município de Tavira, entidade detentora do Corpo de Bombeiros, adquiriu almofadas de alta pressão da MaxiForce da Paratech, assim como o kit de enchimento da Paratech.

Juntos, estes dois novos equipamentos garantem uma maior valência dos equipamentos técnicos de socorro e salvamento utilizados pelos Bombeiros de Tavira, permitindo levantar cargas na ordem das 31 toneladas.

As almofadas de alta pressão MaxiForce, construídas em Neoprene e reforçadas em Kevlar, são finas, de elevada capacidade e moldadas como um envelope podendo levantar ou deslocar cargas graças à sua elevada resistência mêcanica e química.





20 - 11- 2016

 

II Meia Maratona Tavira - CPSE Liberty Seguros

Decorreu no dia de hoje a II Meia Maratona da cidade de Tavira, num evento que envolveu dezenas de participantes. 

O Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, fez-se representar nesta prova desportiva por 5 bombeiros Municipais.




10 - 11 - 2016

Formação de Segurança contra Incêndios e Técnicas de Socorrismo

O Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, em conjunto com uma unidade hoteleira do concelho, desenvolveu uma ação de formação sobre Segurança contra Incêndios e Técnicas de Socorrismo, que decorreu no quartel dos Bombeiros Municipais.

A formação de Combate a Incêndios teve como objetivo transmitir informação e preparar os colaboradores da unidade para uma resposta pronta e eficaz em situações de emergência, incêndios e evacuações que possam surgir.

Foram abordados os enquadramentos legislativos da Segurança Contra Incêndios em Edifícios, medidas de auto proteção, planos de prevenção, organização de segurança, evacuação de emergência, combate a incêndio tal como táticas e estratégias de segurança pessoal e salvamentos.

De uma maneira mais prática, foram desenvolvidas junto do grupo ações de fogo real que envolveram incêndios em cozinhas, fugas de gás, incêndios na rede de gás, utilização de agentes extintores e simulação de evacuação de emergência.



    

    

 

 


06 - 11 - 2016

Prova de atletismo - x milhas do Guadiana

Decorreu hoje a prova de atletismo "x milhas do Guadiana" que liga a cidade espanhola de Ayamonte e Vila Real de Santo António, num total de 18 km de corrida.

O Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, fez-se representar nesta prova desportiva por 3 bombeiros municipais.  



 


07 - 09 - 2016

Ação de formação ministrada no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira

Decorreu hoje no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira, na sala de formação desta instituição, uma ação de formação sobre Suporte Básico de Vida Pediátrico e Emergências Médicas Pediátricas.

Esta ação de formação que teve a duração de 7 horas, visou dotar várias auxiliares de educação de infantários e escolas do concelho de Tavira, com ferramentas para poderem desempenhar o seu papel de uma forma mais consciente e profissional. 

 

 

 

 

17 - 08 - 2016

Visita ao quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira

O corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, recebeu no seu quartel, um grupo de jovens inseridos num plano de atividades de verão da casa do povo da Luz de Tavira.

 

Nas instalações dos Bombeiros Municipais, foram explicados quais as funções e missão dos bombeiros na sociedade e as suas atividades. Os jovens puderam ainda ver as células que sustentam o Corpo de Bombeiros no seu dia a dia e terem contato com alguns equipamentos que os bombeiros utilizam no desempenho da sua missão.

 

      

      

 



 

04 - 08 - 2016

Abertura de concurso externo de ingresso na carreira de Bombeiro Municipal

Encontra-se aberto, pelo prazo de 10 dias úteis, o concurso externo de ingresso com vista à ocupação de 6 postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado da carreira de Bombeiro Municipal/recruta (carreira não revista), postos de trabalho previstos no mapa de pessoal da Câmara Municipal de Tavira.

Os candidatos devem reunir os seguintes requisitos:

- Ter nacionalidade Portuguesa, salvo nos casos excetuados por lei especial ou convenção internacional;

- Ter 18 anos completos;

- Estar habilitado com o 9º ano de escolaridade;

- Ter idade inferior a 25 anos, completados no ano de abertura do concurso;

- Ter cumprido os deveres militares ou de serviço cívico, quando obrigatório;

- Não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções a que se candidata;

- Possuir robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício da função e ter cumprido as leis da vacinação obrigatória.

 

As candidaturas deverão ser formalizadas mediante formulário tipo disponivel na secção de recursos humanos e na página eletrónica do Município (www.cm-tavira.pt), podendo ser entregues pessoalmente na secção de recursos humanos, ou remetida pelo correiro, com aviso de receção, para a Câmara Municipal de Tavira, Praça da República, 8800-951 Tavira, expedidas até ao termo do prazo afixado para a apresentação das candidaturas.

 

AVISO 9670/2016 DA ABERTURA CONCURSAL PARA A CARREIRA DE BOMBEIRO MUNICIPAL          

 

 

 

 

 

 

 

16 - 07 - 2016

Pré - posicionamento  de meio em Cachopo

O Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira reforça a resposta aos incêndios forestais na serra de Tavira com o pré-posicionamento de um meio de combate a incêndios florestais na freguesia de Cachopo.

Uma equipa de combate a incêndios apoiados por um Veículo Florestal de Combate a Incêndio dos Municipais de Tavira fazem agora parte da resposta musculada às intervenções do interior do concelho.

Esta nova equipa apoia a resposta de meios do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR lá sediados e também de um Helicóptero Bombardeiro Ligeiro de Ataque Inicial sediado no Centro de Meios Aéreos de Cachopo, dispondo ainda de mais um Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios.

Este pré-posicionamento, permite uma resposta mais eficaz, rápida e célere em caso de combate a incêndios e socorro de proximidade.

 

 

       



01-07-2016

 

Auxílio à comunidade piscatória da vila de Santa Luzia

O corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, em colaboração com a junta de freguesia de Santa Luzia e a sua comunidade piscatória, procederam à limpeza da rampa de acesso a embarcações na ria de Santa Luzia.

A operação aconteceu a 21 de junho e teve como objetivo, seguindo o exemplo dos anos anteriores, a limpeza de limos e lamas depositados na rampa  a fim de garantir a segurança de todos os utilizados da mesma.

 

 


12-06-2016

 

IV Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento - Resultados

O corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, na participação do IV Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento que decorreu em São Brás de Alportel nos dias de 09 a 12 de junho, obteve a 8ª posição na classificação geral.

 

Manobra Standard:

1º não atribuido        2º BM Figueira da Foz        3º BV São Brás de Alportel

 

Manobra Complexa:

1º não atribuido        2º BV Cacilhas        3º BM Figueira da Foz


Equipa Tecnica:      BM Tavira: 6º classificado

1º RSB Lisboa        2º BM Figueira da Foz        3º BV Cacilhas 


Socorrista:            BM Tavira: 11º classificado

1º RSB Lisboa        2º BV Cacilhas        3º BV São Brás de Alportel


Chefe de Equipa:    BM Tavira: 10º classificado

1º RSB Lisboa        2º BM Figueira da Foz        3º BV Cacilhas 


Classificação Geral: BM Tavira: 8º classificado

1º RSB Lisboa        2º BM Figueira da Foz        3º BV Cacilhas 


   



11-06-2016

Equipa de proteção e socorro em permanência na Ilha de Tavira

O corpo de Bombeiros Municipais de Tavira até ao final do verão e durante 24 horas por dia, terá uma equipa de dois elementos para dar resposta a todas as situações de emergência que possam ocorrer na Ilha de Tavira, tendo como missão a assistência e apoio aos milhares de veraneantes que optam pela Ilha de Tavira como o seu local de eleição.

A equipa está pronta para responder na valência de emergência médica pré hospitalar com a vertente de desfibrilhação autómatica externa, combate a incêndios urbanos ou florestais, assistência a banhistas e veraneantes, busca e resgate entre outras funções.

Esta equipa será apoiada por uma embarcação de socorro semi rígida de grande mobilidade e versatilidade e por um veículo de tração total capaz de se deslocar em areias ou zonas de dificil acesso.

Os Bombeiros Municipais de Tavira ficam instalados junto ao posto de socorros da Ilha de Tavira e estão contactáveis através do 112 ou do número direto 966157418.

          

 


06-06-2016

Visita do Secretário de Estado da Administração Interna a C.B. do Algarve

O Sr. Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, visitou o quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira.

No quartel dos Bombeiros conheceu pormenorizadamente as instalações e suas condições. No final da visita, o Sr. Secretário de Estado referiu que está a trabalhar no projeto de carreira dos Bombeiros Municipais e que está optimista em relação a esta matéria.

A comitiva ainda se deslocou ao terreno onde será projetado um novo quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira.

Nesta visita que decorreu também noutros Corpos de Bombeiros do Algarve, o Sr. Secretário de Estado esteve acompanhado pelo Sr. Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Dr. Jorge Botelho, pelo Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do agrupamento do Algarve (CADIS/CODIS), Sr. Comandante Vitor Vaz Pinto e pelo 2º CODIS, Sr. Comandante Abel Gomes.


  




02-06-2016

IV Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento

O corpo de Bombeiros Municipais de Tavira irá participar no IV Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento, nos dias 09 a 12 de junho, que se irá realizar em São Brás de Alportel.

Este campeonato, que é organizado pela primeira vez no Algarve, tem como finalidade a resolução de vários cenários de acidentes de viação de forma rápida e eficaz.

Que a equipa que representa o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, já com várias destinções nesta competição, tenham o melhor sucesso.




 

Tags: