Conselho Municipal de Juventude de Tavira

O Conselho Municipal de Juventude (CMJT) é um órgão de consulta da Câmara Municipal de Tavira que visa a promoção de uma política de juventude no âmbito das competências legalmente atribuídas aos órgãos municipais, articulando-a através da participação dos diversos agentes locais.

O CMJT rege-se pelas disposições constantes no seu Regulamento (disponível para consulta no Balcão Virtual) e da Lei n.º 8/2009 de 18 de fevereiro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 6/2012 de 10 de fevereiro.

Composição

Na reunião do CMJT realizada a 21 de fevereiro de 2018 tomaram posse os/as representantes do Conselho Municipal de Juventude de Tavira, de acordo com a composição aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara, através da proposta n.º 183/2017/CM.

Comissão Permanente

Na reunião do plenário do CMJT de 14 de dezembro de 2011, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi criada a Comissão Permanente para este órgão consultivo, conforme previsto no artigo 19.º, n.º 3 da Lei n.º 8/2009 de 18 de fevereiro, a qual funciona com o apoio técnico e logístico da Divisão de Educação e Juventude do Município.

Atas

Das reuniões do plenário são lavradas atas, onde constam as presenças dos membros, as ocorrências e as deliberações tomadas.

Atas para consulta:

Ata n.º 29 de 07 de novembro de 2018

Ata n.º 27 de 21 defevereiro de 2018

Ata n.º 26 de 17 de fevereiro de 2017

Ata n.º 25 de 30 de novembro de 2016

Ata n.º 23 de 4 novembro de 2015

Ata n.º 22 de 27 de novembro de 2014

Ata n.º 18 de 14 de Dezembro de 2011

Ata n.º 17 de 27 de abril de 2011

Plano de Ação Jovem - "Tavira 2020 Jovem" clique aqui

O projeto “Tavira 2020 Jovem” decorreu de novembro 2016 a maio 2017 tendo como principal objetivo a construção do 1º Plano de Ação de Juventude de Tavira através de um processo participativo, intersectorial e de cooperação entre a juventude, sociedade civil e Câmara Municipal, de forma a promover uma nova cultura de participação da juventude nas tomadas de decisão do concelho.  Inicialmente foi criada uma Comissão no Conselho Municipal de Juventudde de Tavira para acompanhamento deste processo, com intuito de promover a participação juvenil, envolvendo jovens e  entidades neste processo, o qual visa auscultar a opinião dos jovens e reunir um conjunto de propostas em diversas areas. O projeto implicou a realização de sessões com jovens de Tavira com vista na promoção da sua participação ativa. Estas sessões constituíram momentos de consulta sobre os seus principais desafios e propostas de ação para o concelho em 11 áreas temáticas.

Em janeiro de 2018 deu início o processo de Monitorização deste Plano de Ação, o qual se encontra a decorrer, tendo sido criada uma equipa / Estrutura de Monitorização para o efeito.

Regulamento

Consulte o Regulamento (em reformulação) deste programa para obter mais informações.

Outros Documentos:

Membros 2018

Auto de Tomada de Posse  - 21 de fevereiro de 2018

Parecer do CMJT sobre as linhas de orientação geral da política municipal para a juventude e Orçamento Municipal no que respeita às dotações afetas à juventude para 2018

Parecer da Comissão Permanente sobre as linhas de orientação geral da política municipal para a juventude e orçamento municipal 2012, no que respeita às dorações afetas à juventude

Parecer da Comissão Permanente acerca da apreciação do Relatório de Atividades e Contas do Município de Tavira - 2011