Serviço de Juventude

Destaque:

Semana da Juventude de Tavira | Programa | Edição 2017

À semelhança de anos transatos, o Município de Tavira promove, com a colaboração de associações locais, a Semana da Juventude de Tavira, entre 11 e 17 de setembro.

Da programação, destaque para a Feira da Juventude, Qualificação e Inclusão, que decorre de 15 a 17 de setembro, no Jardim do Coreto, Jardim das Palmeiras, Praça da República e Mercado da Ribeira, constituindo uma mostra de projetos desenvolvidos por várias entidades na área da juventude, formação/qualificação, inclusão social e intergeracionalidade. Participa! 

 

Área da Juventude:

Ao Serviço de Juventude, inserido na Divisão de Assuntos Sociais do Muncipio, cabe apoiar as atividades promovidas pelas associações juvenis; estimular a participação cívica dos jovens; promover, criar e desenvolver programas, designadamente nas áreas de ocupação de tempos livres, do voluntariado, da cooperação, do associativismo, da formação, da mobilidade e do intercâmbio.


Atividades:

Formação artística
A formação artística assume-se como um elemento importante para o desenvolvimento dos jovens. O Serviço de Juventude tem vindo a realizar várias ações/sessões de formação em diferentes áreas artísticas.

Intercâmbio multilateral para a juventude em Londres
A Câmara Municipal de Tavira tem vindo a apoiar o envio de um jovem (12.º ano) para participar no Intercâmbio Multinacional Europeu para a Juventude em Londres. Este realiza-se, anualmente, no mês de Julho. A organização e o acompanhamento dos jovens portugueses é da responsabilidade da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Um dos critérios para a seleção do(a) jovem é a avaliação escolar e o domínio da língua inglesa.

Intercâmbio de jovens com Perpignan
No âmbito do processo de geminação e das relações institucionais existentes entre a Câmara de Perpignan e o Município de Tavira, a autarquia tem vindo a desenvolver vários intercâmbios com jovens das duas cidades. 

Programa Municipal de Tempos Livres “Tavira – Férias Ativas” 2017              

Este programa municipal, que decorre durante o verão, visa o aproveitamento dos tempos livres dos jovens, orienta-os para o desempenho de atividades socialmente úteis.

Com esta iniciativa pretende-se dar resposta às necessidades dos jovens e das famílias do concelho. O programa irá fomentar o contacto direto dos mais novos com a vida ativa, incutindo-lhes valores cívicos e responsabilidades, bem como melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem, designadamente, nas vertentes histórica, cultural e social. O aproveitamento dos tempos livres constitui um contributo importante para a formação e o desenvolvimento dos jovens, assumindo-se também como uma medida eficaz na prevenção de comportamentos de risco.

O “Tavira – Férias Ativas” dispõe de duas modalidades: curta-duração (jovens, entre os 12 e os 25 anos; três horas diárias distribuídas por dez dias úteis) e longa-duração (jovens entre os 16 e os 25 anos; seis horas diárias durante vinte e um dias úteis).

A modalidade de curta duração possibilitará aos jovens uma experiência laboral num serviço da autarquia, enquanto que a de longa duração tem como finalidade a abertura das igrejas. Os participantes em ambas as vertentes terão direito a bolsa, seguro e certificado de participação. A bolsa destinada ao período de curta duração é de €75, sendo a de longa duração de €400, pelo que se prevê um investimento da autarquia acima dos 20 mil euros.

Entre 01 e 08 de junho, os interessados em participar, no “Tavira – Férias Ativas”, deverão formalizar a sua inscrição junto da Divisão de Assuntos Sociais.

+ info
Divisão de Assuntos Sociais 
Edifício Irene Rolo, Rua da Liberdade, n.º 62
Segunda a sexta-feira, entre as 9h00-16h00
Tel.: 281 320 500
E-mail: juventude@cm-tavira.pt

Bolsas de estágio Leonardo Da Vinci
O Programa Leonardo da Vinci é uma sub-ação do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida 2007 -2013, cujo objetivo principal é promover um espaço europeu em matéria de educação e formação profissional. O programa Leonardo da Vinci é um programa que atende às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e na formação profissionais. Tem como objetivos operacionais, através da mobilidade transnacional a melhoria das aptidões e das competências individuais dos jovens para a sua empregabilidade e participação no mercado de trabalho europeu.

O Município de Tavira promoveu os projetos “Balsa da Europa” e “Quatro Águas – Navegar a Formação”, co-financiado pelo Programa Aprendizagem ao Longo da Vida 2007-2013 – Leonardo Da Vinci. Estes projetos proporcionaram, respetivamente, doze Bolsas de Mobilidade para a realização de estágios internacionais destinados aos jovens e nove Bolsas de Mobilidade para realização de visitas técnicas a instituições europeias.  

  
Contactos:

Divisão de Assuntos Sociais do Municipio de Tavira
Morada: Rua da Liberdade, n.º 62 (Edifício Irene Rolo) | 8800-359 Tavira
Horário de funcionamento: dias úteis, das 09h00 às 16h00
Telefone: 281 320 500
Correio eletrónico: juventude@cm-tavira.pt

Tags: