EEFOREST - Eficiência e Eficácia de Campanhas de Sensibilização nas Florestas da EU - Life +

Os incêndios florestais são um fenómeno regular nas regiões do mediterrâneo que têm um clima seco e um verão muito quente. Em Portugal, 900.000 ha foram queimados entre 2003 e 2005 - cerca de 10 % do território continental. De acordo com informações divulgadas pela Autoridade Florestal Nacional, no Município de Tavira ocorreram 699 incêndios florestais entre 1980 e 2006, causando a destribuição de 5.689 ha de povoamentos florestais e matos. O pior ano foi 2004, com 3.719 ha queimados.

Os incêndios florestais têm um impacto direto sobre a vida humana, bens, plantas, animais e também na biodiversidade, destruindo fontes de alimento e abrigo crucial no habitat de numerosas espécies. Tavira tem registado um aumento na ocorrência de espécies invasoras e o aparecimento periódico de espécies que crescem em solos pobres e degradados.

O projeto EEFOREST é desenvolvido em toda a área geográfica do concelho de Tavira. A floresta é um dos maiores símbolos da natureza existente no Município, fornecendo uma gama diversificada de produtos e serviços com valor ambiental, social e conómico. Os seus produtos diretos representam uma prioridade estratégica para o concelho.

Destacam-se a produção de cortiça, azeite e medronho, a colheita da alfarroba, as atividades cinegéticas, a colheita de cogumelos, as atividades de lazer; não subestimando os recursos indiretos com a fixação de carbono, a melhoria da qualidade da água, do solo e do enriquecimento da paisagem.

O Projeto EEFOREST visa preservar o espaço agro-florestal através da redução do número de incêndios florestais aumentando a eficácia das campanhas de sensibilização, ajustando-as às diferentes realidades dos grupos-alvo. Para tal é necessário implementar e avaliar a eficiência de campanhas de sensibilização.

  EEFOREST - (ficha de projeto)

Tags: