Feira da Dieta Mediterrânica

 

A Feira da Dieta Mediterrânica realiza-se no Centro Histórico de Tavira e integra o Plano de Salvaguarda da inscrição da Dieta Mediterranica na Lista Representativa da UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Insere-se no conjunto de obrigações de preservação e divulgação que os 7 Estados/Comunidades Representativas assumiram perante a UNESCO para os próximos anos decorrente da inscrição na 8ª Conferencia Intergovernamental realizada em Baku a 4 de Dezembro de 2013.

É um momento de celebração das culturas de partilha e entreajuda, de festa coletiva e artes, de valorização dos produtos locais, da terra e do mar, de encontro de amigos à volta da mesa, de transmissão de conhecimentos sobre alimentação e comportamentos saudáveis.

O Município de Tavira em colaboração com diversas instituições regionais organiza anualmente, desde 2013, a Feira Mediterrânica.

Integra uma feira Institucional, mercado de produtores, oficinas de culinária, provas de vinhos e azeites, concerto musicais de repertório mediterrânico, oficinas de danças populares, aconselhamento nutricional e cardiológico, jogos tradicionais, exposições temáticas, conferencias e debates, restauração, jogos e espaços com programas, marcha da DM, etc.

Os restaurantes da cidade participam com apresentação especial de ementas sabores mediterrânicos, a cultura gastronómica do Algarve.

Tags: