PIT - Programa de Intervenção Turística

O Programa de Intervenção do Turismo pretende incentivar as intervenções prioritárias de interesse público que visem a qualificação da oferta em complemento do investimento empresarial.

A sua operacionalização contribui de forma decisiva para a implementação de uma das medidas prioritárias para o desenvolvimento do turismo segundo um modelo que privilegia a qualidade e os conceitos de polo turístico e de produto turístico estratégico.

O turismo é um setor estratégico prioritário para o País contribuindo para o combate ao desemprego. Por outro lado, por ter um contributo positivo para reforçar a imagem externa e para a valorização do património cultural e natural de Portugal. Contribui, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos portugueses e para a promoção da coesão territorial e identidade nacional enquanto recurso indutor de inúmeras atividades relacionadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentado em termos ambientais, económicos e sociais.

Para desenvolver o circuito turístico cultural e paisagístico é necessário, entre outros, criar rotas temáticas assugurando elevados níveis de cooperação e de articulação em rede, enriquecer a experiência nos principais locais de atração e assegurar a adoção de padrões de qualidade ao longo de toda a cadeia de valor do produto.

A história e cultura portuguesas, a literatura e a música devem ser plataformas de diálogo que enriquecem e incentivam a leitura do conteúdo de museus, monumentos, conjuntos e sítios das diferenciadas áreas rurais e áreas urbanas. A qualidade urbana, ambiental e paisagística deve tornar-se numa componente fundamental do produto turístico para valorizar/qualificar o destino Portugal.

Em relação às intervenções no urbanismo, é necessário preservar a autenticidade arquitetónica dos centros históricos das cidades com a conservação de edifícios, manutenção dos museus e monumentos.

Atendendo a estas questões o Município de Tavira tem procurado melhorar os fatores de atratividade turística tirando partido dos seus recursos, nomeadamente patrimoniais, arquitetónicos e históricos alargando a sua atratividade também ao turismo cultural.

 Requalificação Integrada da Vila-A-Dentro - (ficha de projeto)

 

 Plano Integrado de Intervenção das Frentes Ribeirinha - (ficha de projeto)

Tags: