POALG - Desenvolvimento Sociedade de Conhecimento

O reforço das qualificações e das competências dos portugueses é indispensável para a construção da sociedade do conhecimento em Portugal e constitui um objetivo da política educativa.

É essencial valorizar e modernizar a escola, criando condições fisicas que favoreçam o sucesso escolar dos alunos e consolidem o papel das tecnologias de informação e comunicação enquanto ferramenta básica para aprender e ensinar.

Ao longo das últimas décadas, a escola acolheu diversos projetos de infraestruturação informática e beneficiou das primeiras iniciativas de generalização do acesso à internet.

A aposta na modernização tecnológica da educação é de uma dimensão e importância ímpares e a todos diz respeito sem exceção. Com a modernização tecnológica, a escola dá um salto qualitativo e abre-se a várias áreas do saber. A escola é assim o centro de uma rede de projetos direcionados para aprender e ensinar mais e melhor.

No caminho para uma sociedade do conhecimento impõe-se uma alteração dos métodos tradicionais de ensino e de aprendizagem e um investimento na disponibilização de ferramentas, conteúdos e materiais pedagógicos adequados.

A insuficiência de infraestruturas de tecnologias de informação e comunicação constitui o principal fator inibidor da utilização de tecnologia no ensino, pelo que é necessário dar respostas, nomeadamente à falta de computadores e outros equipamentos de apoio nas escolas, como impressoras, videoprojetores e quadros interativos, bem como constituir redes de área local estruturadas e eficientes.

Torna-se fundamental criar condições para a generalização do acesso à Internet e para a produção de conteúdos on-line, de forma a permitir a prossecução dos objetivos definidos no âmbito das políticas públicas nacionais para as áreas da Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Assim, procura-se o reforço das referidas condições, particularmente nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico, complementando os esforços já encetados pelos municípios do Algarve neste domínio, e valorizando o papel dos estabelecimentos de ensino na redução das desigualdades no acesso às novas tecnologias.

  Apetrechamento Tecnológico das EB1 do Algarve (ficha de projeto)

Tags: