PROMUSEUS - Programa de Apoio a Museus

Ao longo das últimas décadas, em sequência de diversos movimentos sociais, culturais e patrimoniais, tem-se vindo a assistir ao incremento muito significativo de entidades de índole museológica.

O Museu é uma instituição de caráter permanente onde se torna necessário garantir o destino dos bens culturais e a sua valorização atrevés de trabalhos e investigação, incorporação, inventário, documentação, conservação, interpretação, exposição e divulgação, garantindo o acesso regular do público.

A Rede portuguesa de Mueus, de adesão voluntária, visa a qualificação e valorização da realidade museológica através da cooperação e articulação entre museus.

Os núcleos de apoio a museus constituem-se como uma forma de desconcentração e permitem disciplinar áreas como a temática ou geografia. Contribuem para a vitalidade cultural dos locais onde existem museus.

A fim de estruturar a política museológica nacional, contribuindo para a qualificação dos museus portugueses e para a correção das assimetrias existentes bem como para a utilização integrada de recursos no âmbito da política cultural, foram criados programas de apoio financeiro que têm como objetivo a promoção do rigor técnico das práticas museológicas, mediante ações e medidas que contribuam para a qualificação e o bom funcionamento dos muesus portugueses.

o ProMuseus é composto por várias áreas, sendo que a divulgação se constitui como a área destinada ao apoio à produção de edições relacionadas diretamente com o acervo do museu ou com o património cultural correspondente às temáticas afins à vocação do museu.

Roteiro de Núcleo Museológico Islâmico o Museu Municipal de Tavira (ficha de projeto)