“Paisageando coisas reais por dentro”

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos acolhe a exposição de fotografia e gravura “Paisageando coisas reais por dentro” da autoria de Jiřina Nebesa e Miguel Proença. Esta pode ser visitada, até dia 11 de janeiro, de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h30, e, de segunda-feira a sábado, entre as 14h00 e as 18h00.

De acordo com Eduardo Vaz, “a Jiřina Nebesa e o Miguel Proença […] fotografam as suas visões, ancoradas nas suas mais profundas experiências vitais. Escolhem os planos, os momentos, os ângulos, a luz,..., e devolvem-nos essa amálgama em forma de imagem. Mas que viram e dissecaram os seus olhares? […]”.

Jiřina Nebesa e Miguel Proença
Checa e francesa, nutrida pelas grandes escolas de expressões pictóricas, Jiřina Nebesa utiliza a pintura, fotografia e gravura a fim de restituir a qualidade e intensidade das impressões/marcas da realidade que se impõe aos seus sentidos dos países e das regiões onde morou ou visitou – Chade, Etiópia, Marrocos, Tunísia, Islândia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Boémia (cidade natal).

Paisagens, as vistas do solo ou do ar, mapas, diagramas científicos, música e poesia são a matéria-prima das suas obras.

Miguel Proença
Fotógrafo, vive e trabalha em Portugal.

A sua obra fotográfica incide sobre questões da paisagem, partindo em geral de um ponto de vista documental.

O trabalho é frequentemente informado pela sua formação académica e praxis em Agronomia e História de Arte.

Acerca do processo, parte geralmente de um ponto de vista documental. Este é posteriormente submetido ao processo de “tornar estranho”, acedendo com frequência a diversas estéticas, nomeadamente, surreal e formalista.

 

Tags: