Exposição “Escrita no Baixo-Alentejo – das origens aos nossos dias”

Encontra-se patente, até dia 05 de maio de 2020, no Museu Municipal de Tavira – Núcleo Islâmico, a exposição “Escrita no Baixo-Alentejo – das origens aos nossos dias”.

A mostra é uma iniciativa da Rede de Museus do Baixo Alentejo, tutelada pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), e pretende dar a conhecer a escrita, desta zona, ao longo da história.

A escrita do sudoeste (grafia com mais de 2500 anos) é a primeira manifestação de escrita da Península Ibérica. Esta encontra-se ainda por decifrar, tendo sido desenvolvida pelos Tartessos e ocorre nas regiões da atual Andaluzia, Estremadura espanhola, Baixo Alentejo e Algarve.

A exposição assenta na execução de painéis e conta com uma peça ou um documento por cada museu ou entidade constituinte da Rede de Museus do Baixo Alentejo.

A mostra iniciou o seu percurso em 2017 e pretende marcar presença noutros locais do país de modo a divulgar e promover o património da região.

A exposição “Escrita no Baixo Alentejo – das origens aos nossos dias” pode ser visitada, de terça-feira a sábado, entre as 09h15 – 16h30.

Tags: