Olimpíadas das Alterações Climáticas destinadas às escolas do Algarve

As Olimpíadas das Alterações Climáticas, realizadas no âmbito do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da AMAL, destinam-se às escolas da região do Algarve. Iniciando-se com a abertura do ano letivo de 2018-2019, este concurso tem como principal objetivo cativar os mais novos para a importância do tema e promover a ação e reflexão neste contexto.

As Olimpíadas das Alterações Climáticas são um concurso no qual poderão concorrer os alunos do ensino básico e secundário, ou equivalente, das escolas de todos os municípios da região. Esta iniciativa convida alunos e professores a explorarem vários assuntos relacionados com as Alterações Climáticas, de forma lúdica e didática, através de duas fases distintas.

Na primeira, os grupos terão que responder a uma prova teórica, disponibilizada depois da inscrição. Na segunda, após aprovação na prova anterior, os grupos terão de apresentar um pequeno vídeo (máximo 2 minutos) sobre o tema das Alterações Climáticas. Os grupos devem ser compostos por dois a cinco alunos, sob a supervisão de um/a professor/a.

Toda a informação sobre esta iniciativa encontra-se disponível no website www.climaaa.com (Atividades > Olimpíadas das Alterações Climáticas).

As Olimpíadas das Alterações Climáticas integram um conjunto de atividades que visam levar este tema à população do Algarve, assim como comunicar e divulgar o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da AMAL e os seus resultados.

Conheça o ClimAAA

As alterações climáticas são uma grave preocupação a nível mundial. As emissões de gases de efeito de estufa (GEE) produzem, maioritariamente devido à ação humana, alterações profundas na atmosfera e modificam os padrões climáticos.

O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da AMAL visa preparar os municípios e a região para o processo de adaptação às alterações climáticas. O Plano é cofinanciado pela União Europeia, através do PO SEUR. Saiba mais em www.climaaa.com.

Tags: