Conceição

As primeiras referências à existência da freguesia da Conceição datam de 1518, num relatório efetuado, nesse ano, pelos visitadores da Ordem de Santiago.

Com uma área de 6.483 hectares, Conceição conta com 1.438 habitantes (censos 2011).

A população tem como principais setores de atividade a agricultura, construção civil, o comércio, artesanato e o turismo.

Tanto na sede de freguesia, como na zona rural, é possível apreciar as delícias da boa gastronomia, destacando-se a açorda de galinha, a carne brava, os caracóis, os enchidos, as filhós e os vinhos maduros.

Quanto ao artesanato devem ser destacados os trabalhos em cana, verga e empreita.

A freguesia de Conceição de Tavira tem conhecido, nos últimos anos, um grande desenvolvimento, sobretudo, no que diz respeito à construção de habitação. No entanto, este crescimento passa por uma estratégia de sustentabilidade que contempla a qualidade de vida da população e dos seus visitantes, onde é possível desfrutar de uma boa refeição nos diferentes restaurantes e descansar nos diversos alojamentos da freguesia. 

Conceição continua a ser um local de paz e bem-estar, onde sabe bem viver e passear.  

O que visitar?

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

As obras desta igreja remontam ao primeiro quartel do século XVI. O seu interior contempla três naves, destacando-se a capela-mor coberta por uma abóbada de aresta cujo fecho apresenta as armas da Ordem de Santiago. A fachada principal foi alvo de intervenções, no século XVIII, conferindo-lhe as formas barrocas que se observam no seu remate. O pórtico da fachada apresenta uma decoração tardo-gótico manuelina.

Casas típicas

Quer na sede de freguesia, quer um pouco pelos montes do interior, é possível observar, ao longo da paisagem, casas tipicamente algarvias, caiadas de branco, com platibandas e chaminés rendilhadas.

Casas Circulares

Também as chamadas casas circulares, antigos locais onde os agricultores guardavam os alimentos para os animais, conferem à vista características muito especiais.

Perímetro Florestal

No que diz respeito aos espaços naturais, esta freguesia possui uma área de 457 hectares de Perímetro Florestal com diversas espécies arbóreas e de fauna cinegética, quatro pequenas barragens e um parque de lazer. Neste existe um miradouro, um parque infantil e um espaço para piqueniques, os quais convidam ao descanso e à contemplação da natureza. (saiba mais)

Zonas com vistas panorâmicas/ Montes típicos

Não deixe de passear pelos montes típicos desta localidade como: Estorninhos, Eiras, Eirões e vale Rosado. Durante a viagem aprecie a magnífica paisagem natural e os moinhos a vento

 

 

Tags: