Ilha de Tavira, Cabanas e Conceição

[duração variável: percurso em automóvel - ver mapa do percurso]

Inicie este percurso a partir da Praça da República, com o jardim público (jardim do Coreto) à sua esquerda. Encontrará um primeiro entroncamento. Siga a indicação Quatro-Águas. No percurso verá as salinas à sua direita. Ao chegar a Quatro-Águas atravesse de barco a Ria Formosa, para a Ilha de Tavira (praia do medo das cascas) dotada de parque de campismo, bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos. Regresse pelo mesmo percurso até ao mercado municipal e atravessando a Ponte dos Descobrimentos para a outra margem, passe na primeira rotunda (Balsense) e depois na segunda à direita em direção Vila Galé Albacora. A dois quilómetros, encontrará de novo as salinas, muito visitadas na Primavera por flamingos. À sua esquerda encontrará o Forte do Rato. No Hotel Albacora visite o Núcleo Museológico da Pesca do Atum.

Regresse de novo à rotunda e siga em direção a Vila Real de Santo António pela E.R. 125, vire à direita na indicação Conceição de Tavira. Após a passagem de nível encontrará Cabanas de Tavira. Por volta de 1734, a armação do atum iniciou a sua atividade e surgiram as primeiras "cabanas", indispensáveis à guarda dos apetrechos de pesca e alojamento da companhia, as quais dariam o nome à terra. Na marginal à esquerda e sempre junto à ria encontrará no final a Fortaleza de São João da Barra, mandada construir em 1656 pelo Conde Val de Reis no reinado de D. João IV e reconstruída em 1793. Este exemplar da arquitetura militar portuguesa é atualmente propriedade particular. De regresso à marginal encontrará no lado esquerdo um pequeno cais de embarque, a partir do qual poderá atravessar de barco até à Praia de Cabanas-Mar, para momentos de praia e lazer. De regresso e após a passagem de nível entrará na freguesia da Conceição de Tavira. São de 1518 as primeiras referências à existência de Conceição, um relatório dos visitadores da Ordem de Santiago.

Mesmo junto à estrada ­­aprecie a magnífica Igreja de Nossa Senhora da Conceição (do século XVI). Nela se destaca a Capela-mor coberta por uma abóbada de aresta cujo fecho apresenta as armas da ordem de Santiago. A fachada principal sofreu intervenções no século XVIII, que lhe conferiram formas barrocas que se observam no seu remate e um pórtico da fachada com decoração tardo-gótico manuelina.

Continue até à E.R.125, no cruzamento estará frente ao Campo de Golfe de Benamor. Volte à sua direita de novo na direção de V.R.S.A. No sítio da Caiana, siga a indicação Balieira do Lacém à direita, por caminho de terra batida. Descobrirá magnificas paisagens de pomar com o azul do oceano ao fundo. Desfrute as águas calmas e tépidas do oceano que se confundem com as da ria. De regresso, pelo mesmo caminho, se virar à direita irá encontrar o Campo de Golfe Quinta da Ria/Quinta de Cima.

Retome a E.R.125 em direção a Tavira. A um quilómetro, volte à direita na direção Cumeada/Mata da Conceição. No cruzamento, vá à direção Solteiras/ Estorninhos, passe por Cumeada e dirija-se à Mata Nacional da Conceição. Siga a placa Parque de Lazer. De seguida, à esquerda, verá uma placa indicando Estorninhos. Passe por Eiras, Eirões e Vale Rosado. Na viagem aprecie a paisagem e os moinhos de vento. Depois de Estorninhos, siga em direção a Faz Fato. A cerca de dois quilómetros, volte à direita e siga a placa Conceição. No final da estrada encontrará de novo um entroncamento, siga à esquerda em direção a Santa Rita. Aí, por terra batida, localiza-se o Parque de Lazer do Perímetro Florestal da Conceição, com 40 hectares, de espécies arbóreas e fauna cinegética, quatro pequenas barragens. Dispõe ainda de parque infantil, sanitários e zona de piqueniques.

Aproveite para descansar e apreciar a natureza envolvente.