III Feira da Dieta Mediterrânica

 

A III Feira da Dieta Mediterrânica é um momento alto de celebração do reconhecimento deste elemento patrimonial pela UNESCO ocorrido a 4 de Dezembro de 2013, constitui uma importante realização anual inserida no Plano de Salvaguarda aprovado, o qual envolve 7 Estados incluindo Portugal.

A Feira da Dieta Mediterrânica vem despertando elevado e crescente interesse regional e nacional pela sua valia económica e ambiental ligada às produções tradicionais, evidenciando-se preocupações educativas e pedagógicas que visam a transmissão deste valioso património cultural às gerações vindouras.

O aconselhamento de saúde pública, cardiológico e nutricional, a educação ambiental, a valorização do património cultural e natural, o património genético e botânico, paisagístico e monumental, etnográfico e musical, o fado e o flamenco, as danças mediterrânicas, as exposições e o “largo do brincar, a gastronomia e os sabores, as convivialidades e a partilha à volta da mesa, os estilos de vida saudáveis e a amizade, são elementos destacados desta III Feira da DM e do estilo de vida que queremos defender, preservar e divulgar.

Este ano a Feira conta ainda com a integração do Festival Internacional SlowMed, um projeto ENPI de Cooperação entre Portugal; Espanha; Itália; Egipto; Líbano; Palestina, que traz a Tavira quase uma centena de convidados estrageiros que irão dinamizar demonstrações gastronómicas, filmes de documentário, conferências e debates, tendo como objetivo Incentivar a preservação e conservação do património gastronómico, cultural e artístico do Mediterrânico, promover o reconhecimento da gastronomia como forma de expressão cultural e artística de aproximação entre os povos do mediterrânico, estimular a cooperação económica, cultural e institucional no campo da Dieta, Cultura e Arte Mediterrânica.

A Dieta Mediterrânica faz parte da identidade coletiva e da cultura portuguesa, uma herança milenar que nos foi legada por gregos, fenícios, romanos e árabes.

Este estilo de vida integra uma alimentação saudável já reconhecida pela OMS e as produções “amigas do ambiente” de acordo com a FAO são uma preciosidade que devemos conhecer e praticar.

Em Tavira, comunidade representativa de Portugal, um universo mediterrânico em forma de feira espera fraternalmente por si, pelos seus familiares e amigos.

Sejam todos bem-vindos à III Feira da Dieta Mediterrânica!

Tags: