Serviço de Juventude

Informação aos Jovens

Na autarquia Tavirense a área da juventude é competência da Divisão de Assuntos Sociais, à qual compete a concretização das medidas adotadas no âmbito da política municipal de juventude. No contexto de intervenção na área da juventude desenvolve projetos e apoia os jovens nas suas atividades. Neste sentido, é realizado o atendimento e encaminhamento de jovens do concelho e encarregados de educação, procurando dar solução ou encaminhar os munícipes para os serviços adequados de acordo com as suas preocupações ou necessidades, nomeadamente ao nível do associativismo, arrendamento jovem, oferta formativa, bolsas, campos de férias, voluntariado, entre outros.

Entre outros, destacam-se os seguintes serviços e projetos promovidos por este serviço:

Programa Municipal de Tempos Livres “Tavira – Férias Ativas”

Este programa municipal, que decorre durante o verão, visa o aproveitamento dos tempos livres dos jovens, orienta-os para o desempenho de atividades socialmente úteis. Com esta iniciativa pretende-se dar resposta às necessidades dos jovens e das famílias do concelho. O programa fomenta o contacto direto dos mais novos com a vida ativa, incutindo-lhes valores cívicos e responsabilidades, e procura melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem, designadamente, nas vertentes histórica, cultural e social.

O aproveitamento dos tempos livres constitui um contributo importante para a formação e o desenvolvimento dos jovens, assumindo-se também como uma medida eficaz na prevenção de comportamentos de risco.

O “Tavira – Férias Ativas” dispõe de duas modalidades: curta duração (jovens entre os 12 e os 25 anos, três horas diárias distribuídas por dez dias úteis) elonga duração (jovens entre os 16 e os 25 anos, seis horas diárias durante vinte e um dias úteis).

A modalidade de curta duração possibilita aos jovens uma experiência laboral num serviço da autarquia, enquanto a longa duração tem como finalidade a abertura das igrejas. Os participantes em ambas as vertentes terão direito a bolsa, seguro e certificado de participação.

Para mais informações sobre o Programa Municipal “Tavira - Férias Ativas”, os interessados poderão dirigir-se à Divisão de Assuntos Sociais, no Edifício Irene Rolo, Rua da Liberdade, n.º 62 em Tavira, nos dias úteis, das 9h00 às 16h00, ou contactar pelo telefone 281 320 500 ou ainda via e-mail: juventude@cm-tavira.pt.

Na edição de 2018, para se candidatarem a este Programa os jovens deverão, impreterivelmente, manifestar o seu interesse mediante pré-inscrição no site do Município, abrindo o período de pré-candidaturas online pelas 09h00 do dia 4 de junho e terminando pelas 17h00 do dia 8 de junho.

Para realização da pré-inscrição oonline os interessados deverão ter presente os seguintes dados: n.º de identificação civil, titulo de residência ou passaporte do requerente e do encarregado de educação; n.º de contribuinte do requerente e do encarregado de educação; n.º  Identificação Bancária - IBAN;

Efetue aqui a sua incrição neste Programa (disponivel a partir das 09h00 de dia 4 de junho até as 17h00 de dia 8 de junho de 2018):

- Formulário para pré-inscrição na modalidade de Curta Duração (serviços da Autarquia):

- Formulário para pré-inscrição na modalidade de Longa Duração (abertura de igrejas):

Semana da Juventude, Qualificação e Inclusão

O Município de Tavira promove, com a colaboração de associações locais, a Semana da Juventude, Qualificação e Inclusão de Tavira. Esta iniciativa visa divulgar o trabalho desenvolvido pelos jovens, associações, instituições educativas ou outras entidades com trabalho na área da juventude, fomentando a participação juvenil. Este projeto, de periodicidade anual, contempla a realização de diversas atividades formativas destinadas aos jovens.

Destaque para a Feira da Juventude, Qualificação e Inclusão, que decorre no centro da cidade de Tavira, constituindo uma mostra de projetos desenvolvidos por várias entidades com trabalho na área da juventude, da formação / qualificação e da intergeracionalidade.

Cartão-jovem Municipal

Os jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, podem obter o Cartão-jovem do Município de Tavira, na Divisão de Assuntos Sociais, o qual disponibiliza vários descontos aos portadores do mesmo.

Contactos:

Divisão de Assuntos Sociais do Município de Tavira