Serviço de Juventude

Informação aos Jovens

Na autarquia Tavirense a área da juventude é competência da Divisão de Assuntos Sociais, à qual compete a concretização das medidas adotadas no âmbito da política municipal de juventude. No contexto de intervenção na área da juventude desenvolve projetos e apoia os jovens nas suas atividades. Neste sentido, é realizado o atendimento e encaminhamento de jovens do concelho e encarregados de educação, procurando dar solução ou encaminhar os munícipes para os serviços adequados de acordo com as suas preocupações ou necessidades, nomeadamente ao nível do associativismo, arrendamento jovem, oferta formativa, bolsas, campos de férias, voluntariado, entre outros.

Entre outros, destacam-se os seguintes serviços e projetos promovidos por este serviço:

- Semana da Juventude, Qualificação e Inclusão

O Município de Tavira promove, com a colaboração de associações locais, a Semana da Juventude, Qualificação e Inclusão de Tavira. Esta iniciativa visa divulgar o trabalho desenvolvido pelos jovens, associações, instituições educativas ou outras entidades com trabalho na área da juventude, fomentando a participação juvenil. Este projeto, de periodicidade anual, contempla a realização de diversas atividades formativas destinadas aos jovens.

Destaque para a Feira da Juventude, Qualificação e Inclusão, que decorre no centro da cidade de Tavira, constituindo uma mostra de projetos desenvolvidos por várias entidades com trabalho na área da juventude, da formação / qualificação e da intergeracionalidade.

Aqui poderá consultar o programa da última edição deste projeto: Programa | Edição 2017

- Programa Municipal de Tempos Livres “Tavira – Férias Ativas”

Este programa municipal, que decorre durante o verão, visa o aproveitamento dos tempos livres dos jovens, orienta-os para o desempenho de atividades socialmente úteis. Com esta iniciativa pretende-se dar resposta às necessidades dos jovens e das famílias do concelho. O programa fomenta o contacto direto dos mais novos com a vida ativa, incutindo-lhes valores cívicos e responsabilidades, e procura melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem, designadamente, nas vertentes histórica, cultural e social.

O aproveitamento dos tempos livres constitui um contributo importante para a formação e o desenvolvimento dos jovens, assumindo-se também como uma medida eficaz na prevenção de comportamentos de risco.

O “Tavira – Férias Ativas” dispõe de duas modalidades: curta-duração (jovens entre os 12 e os 25 anos, três horas diárias distribuídas por dez dias úteis) e longa-duração (jovens entre os 16 e os 25 anos, seis horas diárias durante vinte e um dias úteis).

A modalidade de curta duração possibilita aos jovens uma experiência laboral num serviço da autarquia, enquanto a longa duração tem como finalidade a abertura das igrejas. Os participantes em ambas as vertentes terão direito a bolsa, seguro e certificado de participação.

Os interessados em participar, no Programa “Tavira – Férias Ativas”, deverão formalizar a sua inscrição junto da Divisão de Assuntos Sociais do município, devendo estar atentos à divulgação do respetivo período de inscrições no site do município.

- Cartão-jovem Municipal

Os jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, podem obter o Cartão-jovem do Município de Tavira, na Divisão de Assuntos Sociais, o qual disponibiliza vários descontos aos portadores do mesmo.

- Conselho Municipal de Juventude de Tavira (CMJT)

O CMJT é um órgão de consulta da Câmara Municipal de Ta­viraque visa a promoção de uma política de juventude no âmbito das competências legalmente atribuídas aos órgãos autárquicos municipais, articulando-a através da participação dos diversos agentes locais.

- Plano de Ação Jovem - "Tavira 2020 Jovem" clique aqui

O projeto “Tavira 2020 Jovem” decorreu de novembro 2016 a maio 2017 tendo como principal objetivo a construção do 1º Plano de Ação de Juventude de Tavira através de um processo participativo, intersectorial e de cooperação entre a juventude, sociedade civil e Câmara Municipal, de forma a promover uma nova cultura de participação da juventude nas tomadas de decisão do concelho.  O projeto implicou a realização de sessões com jovens de Tavira com vista na promoção da sua participação ativa. Estas sessões constituiram momentos de consulta sobre os seus principais desafios e propostas de ação para o concelho em 11 áreas temáticas. Em janeiro de 2018 deu início o processo de Monitorização deste Plano de Ação, o qual se encontra a decorrer, tendo sido criada uma equipa / Estrutura de Monitorização para o efeito.

Contactos:

Divisão de Assuntos Sociais do Município de Tavira