ECO XXI

 

O Projeto ECOXXI, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa, visa a identificação e o reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível dos municípios, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável, alicerçados em dois pilares:

  • a educação no sentido da sustentabilidade;
  • a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este programa pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

A participação no ECOXXI é voluntária, cabendo a cada município a decisão da apresentação da candidatura. Após a candidatura, a comissão nacional e júris especializados de diversos organismos e entidades, avaliam os diversos indicadores e atribuem uma pontuação que se reflete no índice ECOXXI. No caso dos municípios que atinjam um índice ECOXXI igual ou superior a 50%, é atribuída uma bandeira. Note-se que a bandeira foi considerada pela Comissão Nacional como indicativa da existência de um percurso consistente no sentido da sustentabilidade.

O Município de Tavira participa neste projeto desde o ano zero, 2005/2006, e tem sido sempre galardoado.

 

Tags: