As nossas atividades

ATIVIDADES 2013/2014

 

outubro e novembro - meses da ÁGUA (cartaz)

Dia Nacional da Água – 1 outubro
No âmbito do Dia Nacional da Água, foram dinamizadas diversas atividades na Praça da República e Jardim do Coreto. Este evento organizado pela Taviraverde em colaboração com o Município de Tavira e Centro de Ciência Viva de Tavira, contou com a participação de mais de 600 alunos do 1º ciclo de todo o concelho de Tavira.

Foi realizada a peça de teatro “Água Viva”, que, de uma forma divertida e educativa, especialmente dirigida ao público infantil, alertou para o problema da escassez deste recurso e da importância da sua correta utilização.

Em simultâneo, o Centro Ciência Viva de Tavira apresentou o Show de Ciência "Incrível H2O”, com uma série de experiências originais e divertidas, que cativaram todo o público presente.

Também o Município realizou o “Jogo da Glória” alusivo à água, em que cada aluno teve que mostrar os seus conhecimentos relativamente a este tema, numa perspetiva lúdica e participativa.

 

Hora do conto (sobre a temática da água)
Durante os meses de outubro e novembro, a água foi o tema central da Hora do Conto, dinamizada na Biblioteca Municipal. Distribuído por várias sessões, cerca de 170 alunos participaram nesta atividade, que teve como objetivo sensibilizar os participantes para a importância deste recurso natural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Mundial do Animal - 4 outubro
O Município de Tavira celebrou esta data, no Parque de feiras e Exposições, com a colaboração de diversas entidades: a GNR esteve presente com cavalos; o Grupo Operacional Cinotécnico da PSP realizou uma ação, com cães, demonstrando como estes animais, ao serviço das forças de segurança, colaboram e ajudam em inúmeras ações; a Associação do Cão de Água Português e “Dog Algarve”, também realizaram uma demonstração com cães, onde foi possível perceber como estes animais prestam serviços básicos de obediência e podem ser utilizados ao serviço da humanidade.

 

Ação de limpeza na margem do rio Gilão
Realizou-se no dia 1 de Novembro, uma ação de limpeza da margem esquerda do Rio Gilão, desde a zona junto ao Parque Geriátrico de Manutenção Física, no Jardim do Sapal em Tavira, até cerca de 300m para sul da Ponte dos Descobrimentos, num total de mais de 500m de zona ribeirinha intervencionada.

Participaram nesta ação, promovida pelo Município, cerca de 200 voluntários de diversas entidades: alunos das escolas D. Paio, Horta do Carmo, D. Manuel e Secundária de Tavira, Regimento de Infantaria do Exército, Banco de Voluntariado, Centro de Ciência Viva de Tavira e Taviraverde.

Foram recolhidos 880 Kg de “monstros”, 260 Kg de embalagens de plástico e 40 Kg de embalagens de vidro, perfazendo um total de 1180 Kg de resíduos! Esta ação teve o apoio da Algar, que recebeu todos estes resíduos, a título gratuito.

 

Ação de sensibilização: “Água – proteger e poupar!”
Dirigida à população escolar do 1º ciclo, durante os meses de outubro e novembro, foram dinamizadas ações na Escola da Horta do Carmo, a cerca de 170 alunos, distribuídas em várias sessões. Estas ações tiveram como objetivo transmitir alguns conceitos sobre a distribuição da água no mundo, o ciclo da água na natureza, o seu percurso urbano, e a importância de poupar este recurso.

 

O ciclo urbano da água e o seu uso eficiente
Dirigida à população escolar do 2º e 3º ciclos, a “Taviraverde” em parceria com a Empresa “Águas do Algarve”, levaram a cabo duas ações de sensibilização ambiental sobre "O ciclo urbano da água e o seu uso eficiente". Esta atividade contou com a participação de cerca de 50 alunos em cada ação, e teve lugar na biblioteca da Escola D. Paio Peres Correia.

O objetivo desta ação foi esclarecer os participantes sobre o circuito urbano da água associado a cada entidade gestora, bem como sensibilizá-los para a importância de diminuir o consumo abusivo deste recurso valioso que deve ser preservado.

   

 

Como funciona uma ETA?
Algumas turmas das Escolas da Horta do Carmo e Santa Catarina (cerca de 130 alunos), tiveram a oportunidade de fazer uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água de Tavira. Esta ação, acompanhada por técnicos da empresa “Águas do Algarve”, teve como objetivo dar a conhecer o percurso urbano da água e mostrar aos participantes as várias fases de tratamento a que a água está sujeita, antes de sair nas nossas torneiras. 

 

Encontro Regional de Voluntariado Ambiental pela Água (cartaz)
"A Sociedade como Agente da Sustentabilidade" foi o tema deste Encontro Regional, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que se realizou nos dias 15 e 16 de novembro, em Tavira, e que teve o apoio do Município. No primeiro dia do Encontro realizou-se, na Biblioteca Municipal, o seminário “A Sociedade como Agente de Sustentabilidade”, cujo objetivo foi promover a reflexão em torno dos principais desafios da participação da sociedade nos processos de tomada de decisão com destaque para os contributos dos vários setores da sociedade para se atingir o exigente desafio da sustentabilidade. No segundo dia, foram organizadas várias saídas de campo com especialistas das áreas da conservação dos ecossistemas de água doce e costeiros, permitindo aos participantes (técnicos, docentes e outros agentes de educação para a sustentabilidade), aprofundar os seus conhecimentos científicos e o contacto direto com os ecossistemas e as diferentes metodologias para a sua gestão. Participaram neste evento, cerca de 120 pessoas!

 

Dia Mundial da Floresta Autóctone (cartaz)
Celebrou-se, no dia 23 de novembro, o Dia da Floresta Autóctone.

Numa parceria entre o Município de Tavira, o Centro de Ciência Viva de Tavira, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Junta de Freguesia Conceição e Cabanas, foi assinalada esta data através de uma ação de reflorestação, no Perímetro Florestal da Conceição de Tavira, junto ao parque de lazer.

Foi realizado um trabalho prévio de remoção de acácias (planta invasora), numa área de cerca de 0,5ha. Nesse local foram então plantadas cerca de 173 árvores de espécies autóctones (pinheiro manso, zambujeiro e sobreiro). Participaram nesta ação cerca de 70 voluntários de várias entidades: Regimento de Infantaria Nº1, o Agrupamento 100 do Corpo Nacional de Escutas, Movimento Tavira em Transição, a 1ª Companhia de Guias, o Interact Club de Tavira, entre alguns particulares…

A ideia foi estimular o voluntariado ambiental, através da participação ativa da população, que “adotou” aquela área, para uma manutenção futura. A par disso, esta ação teve também como finalidade a recuperação de áreas ardidas com o incêndio de 2012, em Tavira.

A ideia foi estimular o voluntariado ambiental, através da participação ativa da população, que “adotou” aquela área, para uma manutenção futura. A par disso, esta ação teve também como finalidade a recuperação de áreas ardidas com o incêndio de 2012, em Tavira.

Na parte da tarde, foi possível assistir a duas palestras, muito interessantes, que tiveram lugar no Centro de Ciência Viva de Tavira: "A problemática das invasoras no Perímetro Florestal da Conceição de Tavira" e "Pego do Inferno - Cascata(s) de/com história(s)". 

 

dezembro 2013 e janeiro 2014 - meses dos RESÍDUOS (cartaz)

 

Concurso "O meu Natal é ecológico"

Pelo décimo ano consecutivo, o Município de Tavira lançou mais uma edição do concurso “O meu Natal é ecológico”. Contando com a parceria da empresa Municipal Taviraverde, este concurso, é destinado aos estabelecimentos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos, e pretende sensibilizar os alunos envolvidos para a Política dos 3R´s, através do enquadramento da temática ambiental nas Comemorações do Natal.

Os participantes elaboraram trabalhos – Árvores de Natal ou Presépios (conforme a escolha dos participantes), recorrendo à reutilização de materiais.

Os primeiros lugares de cada escalão foram contemplados com uma visita ao Zoomarine; Os segundos lugares irão realizar uma visita ao Centro de Ciência Viva de Tavira. No 1º escalão, o grande vencedor foi o Centro Infantil Nossa Srª das Dores, em Santa Catarina; No 2º escalão o grande prémio coube aos alunos do 6ºC e 6ºD da EB 2/3 D. Paio Peres Correia.

Todos os trabalhos realizados e sujeitos a concurso foram expostos no Mercado da Ribeira entre os dias 18 de Dezembro de 2013 e 6 de Janeiro de 2014.

 

 

 

Tags: