Período crítico - como proceder?

Anualmente, é estabelecido pelo governo o período crítico de incêndios florestais. Esta informação encontra-se disponível na página da internet do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Durante o período crítico de incêndios florestais, aplicam-se medidas especiais de prevenção de incêndios florestais das quais se destacam:

Nos espaços florestais:

• Não é permitido fumar ou fazer lume de qualquer tipo no seu interior ou nas vias que os delimitam ou os atravessam;
  • Não é permitido realizar queimadas;
  • Não é permitido lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipos de foguetes.
  • As acções de fumigação ou desinfestação em apiários (conjunto de colmeias) não são permitidas, excepto se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Nos espaços rurais:

• A utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos está sujeita a autorização prévia da respectiva câmara municipal;
  • Não é permitido realizar fogueiras para recreio, lazer ou para confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, excepto em espaços não inseridos em zonas criticas ou em parques de lazer e recreio ou outros desde que devidamente infra-estruturados e identificados como tal.
  • Durante o período crítico nos trabalhos e outras actividades que decorram em todos os espaços rurais e com eles relacionados, é obrigatório que as máquinas de combustão interna e externa a utilizar, onde se incluem todo o tipo de tractores, máquinas e veículos de transporte pesados, sejam dotadas de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa - chamas nos tubos de escape ou chaminés, e estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg, de acordo com a sua massa máxima, consoante esta seja inferior ou superior a 10 000 kg.

Em caso de incêndio ligue 112!