Resíduos sólidos urbanos

De acordo com o Decreto-Lei n.º 178/2006, 5 de Setembro, os resíduos urbanos são os provenientes de habitações, bem como outros resíduos que, pela sua natureza ou composição, sejam semelhantes aos originários nas habitações.

Resíduos sólidos urbanos - indiferenciados

A Taviraverde, Empresa Municipal de Ambiente é responsável pela recolha dos resíduos domésticos indiferenciados depositados nos contentores da via pública e pelo seu transporte até à Estação de Transferência da ALGAR, em Tavira. Posteriormente, os resíduos são encaminhados para o aterro sanitário do sotavento algarvio, onde são tratados os resíduos sólidos urbanos da região, atividade da responsabilidade da ALGAR.

Resíduos sólidos urbanos - recicláveis

Por todo o concelho de Tavira, existem distribuídos quase 200 ecopontos (conjunto de 3 contentores), onde devem ser colocados, separadamente, os resíduos de papel/cartão, embalagens de vidro e embalagens de plástico e metal. No que respeita à recolha seletiva, a ALGAR é responsável pela recolha dos ecopontos distribuídos pelo concelho e pela sua triagem. Posteriormente, no âmbito do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagem), encaminha os resíduos para reciclagem através da Sociedade Ponto Verde (entidade gestora a nível nacional para retoma, valorização e reciclagem dos resíduos de embalagem). Paralelamente, existe um circuito para recolha seletiva (vidro/cartão/plástico e metal), destinado aos comerciantes, e que é feito porta-a-porta, pelo serviço da Algarlinha. Para mais informações sobre este serviço ligue 800 915 331 ou contacte algarlinha@suma.pt.

Para informações sobre as quantidades de recicláveis, provenientes do concelho de Tavira, consulte o Reciclómetro da ALGAR através do endereço www.algar.com.pt

Resíduos sólidos urbanos – monos, verdes e REEE (eletrodomésticos)

A Taviraverde, Empresal Municipal disponibiliza um serviço especial de recolha de monos, verdes e REE (resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos), mediante um pedido prévio para marcação do serviço. Este é disponibilizado à população geral, em todas as freguesias do concelho, e é gratuito até determinadas quantidades para os clientes domésticos. Para mais informações consulte www.taviraverde.pt.

A Estação de Transferência da ALGAR, em Tavira, funciona como Ecocentro onde os produtores (particulares e empresas) podem também entregar estes resíduos.

Os REEE podem, ainda, ser depositados nos contentores existentes, no hipermercado sito no Centro Comercial Gran Plaza, e no contentor existente no Mercado da Ribeira.