Praias do concelho de Tavira

Praia do Barril

A Praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. No acesso à praia é possível realizar um percurso pedonal sinalizado com seis estações de observação, permitindo contemplar a riqueza ambiental da Ria Formosa. Pelo caminho, que é muito aprazível, vale a pena observar a diversa fauna dos bancos de vaza, especialmente as bocas cava-terra (caranguejo típico destas zonas) que correm a esconder-se nos buracos de lodo à passagem dos veraneantes, e, mais perto da praia, a vegetação dos extensos campos dunares de onde se liberta um cheiro muito característico a caril, oriundo duma pequena planta chamada perpétua-das-areias.

O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras que se encontram dispostas no espaço envolvente da praia, ajardinado com plantas das dunas. Esta praia possui equipamentos de apoio aos utentes (restaurantes, bares, wc), bem como vigilância durante a época balnear.

Acesso: é necessário atravessar uma estreita ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé ou através de um pequeno comboio que assegura um serviço regular (cerca de 1 km) até ao areal.

Planta da praia - clique aqui

 

Praia de Cabanas

Para nascente da Ilha de Tavira, surge a Ilha de Cabanas, uma estreita mas extensa língua de areia, antes da última barra da ria para nascente. A praia situa-se em frente à vila de Cabanas. Da comprida marginal de Cabanas espreitam-se os barcos de pesca artesanal ancorados na ria e as casas de aprestos.

A praia possui equipamentos de apoio aos utentes (bares e wc) e vigilância durante a época balnear. Esta é também uma praia indicada para a prática de windsurf e vela.

Acesso: é feito em pequenas embarcações de pescadores a partir da marginal de Cabanas, num passeio de cerca de quatro minutos.

Planta da praia - clique aqui

 

Praia da Ilha de Tavira

A praia situa-se no extremo nascente da Ilha de Tavira, junto à Barra do Cochico, mesmo em frente a Tavira. O caminho para o cais das Quatro-Águas acompanha o Rio Gilão e a frota de pesca artesanal que aí circula ou repousa bem como extensas áreas de salinas, onde os perna-longa, pequenas aves limícolas, se alimentam.

Este é o troço da Ilha de Tavira mais humanizado, e onde existem várias casas de veraneio, um parque de campismo e diversos equipamentos de apoio (restaurantes e wc). Também na ilha é possível usufruir de um parque de merendas instalado numa pequena mata de pinheiro manso, onde se pode observar a espécie Chamaeleo chamaeleon (camaleão). Esta praia possui vigilância durante a época balnear.

Acesso: É feito de barco a partir do cais das Quatro Águas e/ou de Tavira, no centro da cidade.

Planta da praia - clique aqui 

 

Praia da Terra Estreita

A praia situa-se para nascente do Barril, numa zona em que a Ilha de Tavira se estreita, resultando numa língua de areia com não mais de 50 m de largura. O areal é vasto e mais deserto que nas praias vizinhas, proporcionando tranquilidade e isolamento. Nesta praia podem admirar-se as flores vistosas do narciso-das-areias e gozar os banhos cálidos de mar.

A praia possui equipamentos de apoio aos utentes (bar, wc), vigilância durante a época balnear e um conjunto de outros serviços extra que proporcionam um agradável momento a quem se desloca ao local.

Acesso: é feito a partir de barco a partir da marginal da Vila de Santa Luzia.

Planta da praia - clique aqui

 

Praia naturista

Esta praia fica situada a cerca de 1 km da última concessão de toldos da praia do Barril, para poente. Trata-se de uma praia oficial de naturismo, em que o areal é imenso e caminhando na direção do extremo oeste da ilha chega-se à Praia do Homem Nú, praia deserta e selvagem, com uma magnífica vista sobre a Barra da Fuseta e a Ilha da Armona, a poente.

Esta praia não possui equipamentos de apoio aos utentes nem vigilância por nadadores-salvadores.

Acesso: é feito a partir da Praia do Barril ou através de embarcações particulares.

 

Tags: