Dias temáticos

Intercâmbios com a população sénior

Presentemente, a idade sénior não pode ser considerada como mais um fator de exclusão, de desvalorização ou de limitação para o indivíduo idoso na sociedade.

No âmbito da política social de envelhecimento ativo, defendida pela autarquia, continuará a ser desenvolvida uma ocupação útil dos idosos, com a finalidade de prevenir o isolamento social e promover a inclusão social.

Neste sentido,  a Câmara Municipal de Tavira dirige uma exclusiva atenção a este grupo etário, cada vez em maior número e mais dependentes a nível físico, económico e social.

Pretende-se com os intercâmbios sociais seniores promover um envelhecimento ativo e produtivo como meio para garantir o bem-estar e qualidade de vida desta população-alvo.

Os intercâmbios sociais tornam-se momentos de partilha, confraternização e alegria, vivendo e revivendo locais e trajetos de vidas comuns.

Comemoração do Dia do Idoso

O Dia do Idoso, celebrado no dia 1 de outubro, foi criado em 2003, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de estimular a sociedade a refletir sobre a situação do idoso na sociedade.

A população idosa, ou seja, pessoas com idade acima de 60 anos, tem vindo a crescer em diversos países e, principalmente, nos países em desenvolvimento.

Este fenómeno deve-se às facilidades da vida moderna, possibilitadas pelo crescimento económico, melhorias sociais, assistência na saúde e pelo alcance às novas tecnologias para enfrentar as doenças e causas de morbidade e mortalidade.

O Dia do Idoso é declarado dia de festa, pelo que, anualmente, têm sido organizadas convívios dançantes em espaços públicos, amplos, de fácil acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Dia dos Avós

A Câmara Municipal de Tavira, anualmente, tem assinalado o Dia dos Avós proporcionando experiências diversas, lúdicas, culturais e desportivas, na perspetiva de que “viver é sempre a aprender!”.