Exposições documentais

"Tavira, Poemas e Pessoa" - Exposição virtual

Cheguei finalmente à vila da minha infância.

Desci do comboio, recordei-me, olhei, vi, comparei (...)

A casa que pintaram de novo é mais velha

porque a pintaram de novo.

Paro diante da paisagem, e o que vejo sou eu.(...)

In Notas sobre Tavira. Álvaro de Campos

Na edição de 2016 o Arquivo Municipal de Tavira organizou uma exposição documental que levava o visitante a conhecer acontecimentos relevantes para o progresso de Tavira em 1890. Nesta 3ª edição da “Festa dos Anos de Álvaro de Campos, 2017”, organizada pela associação Partilha Alternativa, integrado no programa cultural 365 Algarve, a exposição toma forma virtual e pode ser vista através da seguinte hiperligação:

Português:

"Tavira, Poemas e Pessoa" (vídeo)

"Tavira, Poemas e Pessoa" (apresentação PP)

Inglês:

"Tavira, Poemas e Pessoa" (vídeo)

"Tavira, Poemas e Pessoa" (PP presentation)

____________________________________________________________________________

Mostra Documental " Arquivo, Memórias e Instituições: Família Estado e Igreja"

O Arquivo Municipal de Tavira preparou uma mostra documental intitulada “Arquivos, Memórias e Instituições: Família, Estado e Igreja”, que esteve patente até 30 de junho na sala de exposições da Casa André Pilarte, em Tavira.

Esta iniciativa pretendeu assinalar "O Dia Internacional dos Arquivos", que foi instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em novembro de 2007. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou o C.I.A. – Conselho Internacional de Arquivos. Para além disso, esta iniciativa também pretendeu revelar os documentos guardados por arquivos locais, como os arquivos familiares, religiosos e municipais de Tavira.

Esta mostra documental é o resultado de uma cooperação singular entre o Arquivo Municipal de Tavira, arquivos religiosos e familiares, a saber:

– Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Tavira,

– Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Tavira,

– Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Tavira,

– Gilberto Gonçalves Ferro,

– José Alberto da Costa Marques,

– José Manuel Martins Ferreira Coelho.

Para visualizar as imagens da Mostra Documental, carregue aqui.