"Arca dos Provérbios"

 

 

 

 

 

“Arca dos Provérbios”
As palavras voam, a escrita fica

Os provérbios, são frases que refletem a experiência humana acumulada e que transmitem ensinamentos pedagógicos sobre a vivência terrena, sendo por isso proferidos ao longo dos tempos em situações quotidianas. Ancestrais ou mais recentes, os provérbios com as suas variantes fazem parte da chamada sabedoria popular, um património comum legado pelos nossos antepassados.

A “Arca dos Provérbios” pretende ser um repositório e um espaço de divulgação desta memória coletiva, uma cultura transmitida de geração em geração, muito por via oral, mas também pela escrita.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Arquivo Municipal de Tavira e a Associação Internacional de Paremiologia.

A estrutura dos provérbios tem um dinâmica própria permitindo, de forma progressiva, adaptar conhecimentos anteriores, integrar novas adaptações para alargar o seu campo de atuação e ir absorvendo novos ensinamentos do tempo presente (sem que se altere o considerado de essencial). Tal como nos diz Soares1 «O provérbio como expressão de cultura, é mais uma possibilidade de ilustrar a diversidade local e estabelecer a ligação entre o abstracto e o concreto».

 

[1] SOARES, Rui João Baptista (2002). Do Ano ao Santo tudo é encanto. Ditos populares ao longo do ano. Torres Novas: Edição de Autor.

 

 

Para visualizar os provérbios, clique em cima do mês correspondente:

 

 

2017 2018
janeiro janeiro
fevereiro  fevereiro
 março  março
 abril  abril
 maio  maio
 junho  
 julho  
agosto  
setembro  
outubro  
novembro  
dezembro  

 

Tags: