Financiamentos públicos - PEPAL

A integração de jovens no mercado de trabalho e a melhoria das suas qualificações através da concretização de estágios profissionais é uma prioridade das atuais políticas públicas.

Os programas de estágios profissionais na Administração Pública enquadram-se no âmbito das políticas ativas de emprego previstas no Programa do XIX Governo Constitucional e visam cumprir os objetivos e medidas do Plano Nacional de Implementação.

Neste âmbito, o PEPAL visa possibilitar aos jovens com qualificação superior a realização de um estágio profissional na Administração Publica Local que crie condições para uma mais rápida e fácil integração no mercado de trabalho.

Trata-se de um estágio remunerado, com duração de 12 meses, em autarquias locais, entidades intermunicipais e demais associações de municípios e de freguesias de direito público, com vista melhorar a transição para o mercado de trabalho de jovens entre os 18 e 29 anos que não estão empregados e cuja qualificação é correspondente pelo menos ao nível da licenciatura.

(Ficha de projeto)