Praia Acessível


Programa Praia Acessível - Praia para Todos! foi criado em 2004 e desenvolve-se no terreno desde 2005, no âmbito de uma parceria institucional, ao nível da Administração Central do Estado, que reúne o Instituto Nacional para a Reabilitação - INR, I.P. (então Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência - SNRIPD), a Agência Portuguesa do Ambiente - APA, I.P. (então Instituto da Água - INAG) e o Turismo de Portugal, I.P., e que, até 2007, incluiu o Instituto do Emprego e Formação Profissional - IEFP, I.P.

Com este Programa - que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade - pretende-se que cada vez mais praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Na zona das Pedras D’El Rei (parte continental de acesso à praia) existem 3 lugares de estacionamento reservados a pessoas com mobilidade reduzida.

A ponte que atravessa a Ria Formosa dispõe de largura suficiente para a passagem de cadeiras de rodas. O comboio que faz o trajeto que liga a ponte à praia dispõe de vários lugares para cadeiras de rodas e outros equipamentos que acompanham pessoas com mobilidade reduzida. Já na praia, os diversos equipamentos estão ligados entre si por rampas acessíveis. Na praia do Barril poderão também encontrar WC’s e balneários adaptados e a possibilidade de usufruir duma cadeira anfíbia para acesso à água por pessoas com mobilidade reduzida.

Saiba mais:

http://www.inr.pt/content/1/17/praia-acessivel-praia-para-todos

Tags: